sexta-feira, 31 de julho de 2009

Continuando...

Adquirimos o Xaintrailles em 1998 em parceria com meu sogro Sr. Roy, aliás foi com o incentivo dele que compramos nosso primeiro veleiro que foi o Edelweiss, um Rio 20 muito inteiro que nos deu muitas alegrias. A oportunidade surgiu no nosso clube, o Iate Clube de Angra dos Reis, de amigo que havia acabado de trocar de barco, saímos com ele para uma velejada e pronto, estava feito o negócio. Apenas 3 pés a mais, mas uma grande diferença no conforto e no desempenho. Inicialmente eu quis trocar o nome, não sabia o que significava e ainda tinha um apelido, "sopa de letrinhas". Meu sogro recomendou manter o nome porque segundo as tradições de marinharia Britânica, trocar de nome dá azar. Decidimos deixar assim mesmo e acabamos nos acostumando e nos divertindo com o apelido. Depois descobri do saudoso amigo Toninho, que a troca de nome exige um ritual bastante complicado com a benção de Netuno. Daí em diante começamos nosso aprendizado na arte de velejar e para isto contamos com a ajuda de muitos velejadores experientes do Icar que nos ensinaram manobras importantes e muitas dicas de como velejar bem e principalmente com segurança. Após algum tempo cruzeirando bela baía de Angra, fomos convencidos a começar a participar das regatas e aí fomos contaminados pelo vírus das animadas competições e não paramos mais. De lá pra cá, participamos de muitos campeonatos, corremos em barcos de amigos e o Xaintrailles passou a ser mais conhecido, até perdeu o famoso apelido de "sopa de letrinhas" e agora só é chamado pelo nome. A Helen descobriu que este nome tem origem na França e é o nome de um tenente que serviu com a Joana D'Arc em suas batalhas, o interessante nisto tudo é que ele lutou contra os ingleses e venceu, ela e a família que são ingleses não gostaram nada disto. Bem que eu quis mudar o nome, agora tem que aguentar. Xaintrailles também é uma comuna em Aquitânia, uma região do interior da França. O nosso barquito, como gostamos de chamá-lo, já passou por várias reformas e já foi de fundo vermelho com faixas azuis, de fundo azul mantendo as faixas azuis, de fundo azul com faixas verdes e atualmente foi novamente pintado e totalmente repaginado como está na foto. Além da pintura fizemos várias outras coisas que o deixaram ainda mais bonito e confortável. Daqui pra frente vamos contando e compartilhando nossas velejadas e aventuras com o Xaintrailles.
Abraço a todos e bons ventos
Edu

2 comentários:

  1. Duduuuuuuuuuuuuuuu, meu amigo desorientado!!!!!
    Estou muito feliz que voce tenha começado este blog, e pode contar com a minha consante presença.
    Esse cara é meu companheiro de viagem no Walk On e obviamente meu companheiro de bar hehehe.

    Edu Braga, nao vejo a hora de ter a hinra de ser seu marujo e correr uma regata com voce. Diria até mais, antes disso poderiamos simplesmete velejar com o Xantrailles e tomarmos umas. Se achar que sou digno se se tornar parte da tripula, pode contar comigo, homonimo do seu filho mais novo, que inclusive faço questao que esteja a bordo nesta primeira velejada.

    Bons ventos, capitão!!!!

    Abraço

    JP

    ResponderExcluir
  2. Valeu Japes meu parceiro de tripula desorientada, ainda vamos dar boas velejadas juntos.
    Forte abraço
    Edu

    ResponderExcluir